sexta-feira, 30 de março de 2012

FELIZ PÁSCOA!

 Aula: Programa de Pintura KolourPaint 
Alunos: 5º Ano









Imprima e monte sua Cestinha de Páscoa!

Sites que divertem e ensinam

Sugestões de alguns sites com atividades e jogos para crianças e adolescentes.






Brinque BookO que é: Além de oferecer passatempos para colorir e jogar, o site da editora Brinque Book abre espaço para os livros educativos. O internauta pode conhecer também um pouco mais da história dos escritores e ilustradores dos livros infantis em um dos canais do site.
Para quem: Mais voltado a professores, o site tem jogos que podem ser aproveitados por crianças a partir dos 5 anos. Crianças que já sabem ler podem aproveitar mais os resumos dos livros.
Site: http://www.brinquebook.com.br/

CocoricóO que é: O site da série Cocoricó, da TV Cultura, é simples, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara.
Para quem: As crianças entre os 5 e os 8 anos são as que mais aproveitarão o conteúdo do site.
Site: http://www.tvcultura.com.br/cocorico/index.html

Discovery Kids BrasilO que é: O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças.
Para quem: Assim como o canal, o site tem atividades para crianças de 0 a 6 anos. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.
Site: http://www.discoverykidsbrasil.com/

EcoKids
O que é: O site EcoKids traz dicas de como preservar o meio ambiente e também exemplos de atitudes prejudiciais ao ecossistema. Os pequenos também encontram na página jogos que envolvem boas maneiras ambientais e até um espaço onde podem conhecer os elementos urbanos que compõem uma cidade.
Para quem: Direcionado à faixa etária da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Site: http://www2.uol.com.br/ecokids/index.htm

Guia dos CuriososO que é: O site do Guia dos Curiosos , de autoria do jornalista Marcelo Duarte, traz curiosidades sobre todas as áreas do conhecimento.
Para quem: Mais interessante para pré-adolescentes e adolescentes.
Site: http://www.guiadoscuriosos.com.br/

Jogos EducativosO que é: O site Jogos Educativos reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador.
Para quem: Ideal para crianças na faixa dos 5 anos.
Site: http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-alfabeto.aspx

Livro ClipO que é: O site Livro Clip traz informações sobre livros, incluindo animações sobre as obras, trechos, biografia do autor e uma seção que transforma o livro em material pedagógico para uso dos professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior.
Para quem: Adolescentes de 14 a 18 anos são os que mais aproveitarão o conteúdo do site.
Site: http://www.livroclip.com.br/

Máquina de Quadrinhos da Turma da MônicaO que é: O Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica.
Para quem: É indicado para crianças de 4 a 12 anos.
Site: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx

Nova EscolaO que é: O site da revista NOVA ESCOLA é voltado para professores, mas tem também conteúdo que pode ser aproveitado por crianças e adolescentes, como as dicas de estudos e os jogos de matemática.
Para quem: O site pode ser aproveitado principalmente por crianças na faixa de 7 a 10 anos.
Site: http://revistaescola.abril.com.br/

Q DivertidoO que é: A proposta do site Q Divertido é levar às crianças informação de qualidade e divertimento. A página tem desde artigos e contos até receitas simples que podem ser executadas pelos pequenos.
Para quem: Recomendado para crianças de 3 a 9 anos.
Site: http://www.qdivertido.com.br/

Recreio
O que é: O site da revista RECREIO oferece às crianças cinco canais com diferentes atividades interativas. Entre jogos e atividades artísticas - que o pequeno internauta pode fazer sozinho para se divertir -, ele também pode testar e aprimorar os conhecimentos sobre ciência, história e artes no item "Fique por Dentro".
Para quem: Indicado para uma faixa etária ampla, ele pode atrair, em especial, as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Site: http://recreionline.abril.com.br/

Ruth RochaO que é: A página da escritora Ruth Rocha , especializada em orientação educacional e literatura infantil, contém algumas atividades interativas sobre leitura. Também estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha.
Para quem: O site é recomendado para crianças de 5 a 7 anos.
Site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm

SenninhaO que é: O site do Senninha, em homenagem a Ayrton Senna, traz jogos, passatempos e até um cineminha, com vídeos curtos e até orientações sobre como fazer uma animação.
Para quem: É ideal para crianças de até 10 anos.
Site: http://senna.globo.com/senninha/

Sítio do Pica-Pau AmareloO que é: Site das organizações Globo, foi desenhado com base no tradicional programa Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Para quem: Tem atividades voltadas para crianças de todas as idades (e, até, para adolescentes e adultos, em caso de busca de material sobre a produção literária de Monteiro Lobato).
Site: http://sitio.globo.com/

Smart Kids
O que é: Atuante no mercado editorial infantil e no licenciamento de produtos (jogos, brinquedos), a Smart Kids mantém um portal de conteúdo e uma agência criativa para a produção de conteúdo e projetos de comunicação infantil. O site tem brincadeiras, passatempos e atividades, além de um espaço específico para os professores.
Para quem: É destinado a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil..
Site: http://www.smartkids.com.br/

TV Rá Tim BumO que é: O site TV Rá Tim Bum, da TV Cultura tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Além disso, há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área exclusiva para pais.
Para quem: Mais indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização.
Site: http://www.tvratimbum.com.br/

UOL Crianças
O que é: O UOL Crianças é a página de conteúdo infantil do portal UOL. Reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios.
Para quem: Ideal para a faixa que vai dos 7 aos 14 anos.
Site: http://criancas.uol.com.br/

sexta-feira, 2 de março de 2012

Sejam bem-vindos!

A grande vantagem de aprender a utilizar o sistema Linux Educacional é que ele é uma distribuição livre lançada pelo Governo Federal, com o intuito de ser a distribuição padrão dos computadores resultantes do ProInfo. Ou seja, para ter o Linux em seu computador não é necessário comprar, ele é gratuito. Voltado para área de ensino, possui diversos recursos educacionais e multimídia.
 Vamos conhecer e utilizar o Sistema Operacional Linux Educacional, na certeza de que cada passo será uma experiência de aprendizagem, trocas e crescimento.